São Silvestre é uma freguesia portuguesa do concelho de Coimbra e paróquia da Diocese de Coimbra, com 10,27 km² de área e 3 122 habitantes (2011). Faz parte do distrito de Coimbra. A densidade populacional é de 304 hab/km².
A freguesia de São Silvestre situa-se nas redondezas da margem direita do rio Mondego, entre as freguesias de São João do Campi e São Martinho de Árvores, junto à ligação rodoviária que liga Coimbra a Figueira da Foz, distando aproximadamente 7 quilómetros da sede concelhia, o que lhe confere uma esplêndida paisagem, avistando-se o parque eólico de Miranda do Corvo (Freguesia de Vila Nova), montanhas de Penela, Coimbra, Campos do Mondego, Pereira e vários até Montemor-o-Velho.
Ocupando uma área de cerca de 1226 hectares, estende-se pelos lugares de São Silvestre, Asanhas, Carvalho, Bairro de Santo António, Casal Varela, Barreiros, Quinta dos Alfinetes, Terreiro, Casal Catão, Quimbres, São Marcos e Zouparria do Campo.
Este último topónimo deve ter-se formado pela junção ao nome árabe ou arabizado “Zouparal” do sufixo “-ia” que, aplicado a nome de pessoas indica uma relação de posse ou de domínio sobre as mesmas.
CURSOS DE ÁGUA
Rio Mondego, rio Velho, Vala do Norte, ribeira das Azenhas.
ACÇÃO SOCIAL
Não descurando esta importante área de acção, esta Freguesia tem ao dispor dos seus habitantes, alguns Jardins-de-infância, um Centro de Apoio á Juventude e um Centro de Dia.
ENSINO
No âmbito da Educação, esta Freguesia mune-se de algumas infra-estruturas como, Escola Públicas de Ensino Pré-Escolar, de Ensino Básico do Primeiro Ciclo e de Ensino Básico 2/3.